FALANDO DE FLORES

O POVO BRASILEIRO ACORDOU E JÁ ESTAVA NA HORA. OS TEMPOS MODERNOS NOS PERMITE FAZER REVOLUÇÕES COM IDEIAS E FLORES JAMAIS VIOLÊNCIA.

sábado, 25 de maio de 2013

VIVA A DEMOCRACIA!

  VIVA A DEMOCRACIA!

Quem assistiu ao Globo Repórter de ontem (24/05/2013), pode ter a exata noção do que é uma cidade próspera, crescendo com o País.

No sul do Piauí na região mais seca do Brasil a água brota de um lençol freático e promove a agricultura familiar e o agronegócio. Emprego sobra, falta mão de obra e as cidades envolvidas crescem economicamente e junto qualidade de vida dos seus habitantes.

Indignou-me ver que todo o País cresce e somente Andaraí retrocede principalmente sabendo que pelo município passam os dois rios mais importantes do Estado, o Paraguaçu e o Rio Santo Antônio, seu maior afluente, e lá no Piauí a água jorra a apenas 20 metros do subsolo.  Do comparativo brotou o óbvio: o maior problema do município; que é a seca; não se justifica pela falta d’água.

A cada cidade próspera que o programa mostrava vinha na mente uma comparação ao caos que promoveram em Andaraí.  Lá é como plantar no deserto.  Aqui a fertilidade do solo é inquestionável, provadamente tem o melhor solo para cultivo de oleaginosas do mundo.  Frutas que chegam ao desperdício, como manga, mangaba e até caju.  O Município de Andaraí já foi considerado na década de 60 o maior produtor de mamona do Planeta.

Nos municípios da reportagem os salários são justos, todos os benefícios pagos, auxílios para melhoria da qualidade de vida, sobra empregos e falta mão de obra. Aqui só existe emprego no serviço público, todos os jovens; que tem algum poder aquisitivo; abandonam o município para estudar ou trabalhar fora; mais de 3.000 pessoas estão empregadas em cidades vizinhas; os demais estão à mercê da marginalidade, os servidores públicos são remunerados com base no salário mínimo, á décadas, não se tem aumento real de salário, não se paga auxílios, são 2.780 bolsas famílias que caraterizam miséria absoluta; 700 servidores públicos, número quase igual ao município de Seabra que tem o triplo da população; apenas 26 pessoas com o diploma de nível superior reconhecido; 276 pessoas com nível médio completo. São números estarrecedores.

Na reportagem a água jorrava em forma cristalina e a minha mente associava aquela riqueza á riqueza dos diamantes do nosso subsolo com 70% da jazida ainda inexplorada e que, por incompetência de uns e usura de outros, permitiram fechar uma das alternativas de emprego e de sustentação de centenas de famílias.

As serras piauienses, na reportagem em causa, lembram o Vale do Pati, (melhor trilha de turismo ecológico da América Latina, segunda a UNESCO) e Igatu, (a matchu pitchu brasileira) com um grande diferencial: lá não se pratica, ainda, o turismo, muito menos o turismo ecológico e nas condições de turismo internacional. Em Andaraí, totalmente ignorado pelo poder público.

Quando o programa tratou os números do crescimento econômico e comparei aos de Andaraí, 29º município mais pobre do Estado, 3º mais pobre da Chapada Diamantina, desliguei a TV e passei horas a refletir.  

Até bem pouco tempo culparia o modelo político implantado em Andaraí á décadas atrás, por um único articulador, adepto do maquiavelismo, que criou uma estrutura política falsa com um único objetivo de enganar o Povo e se locupletar do erário público. O Plano vingou, deu certo, o grupo governa em rodízio até hoje e levou o município ao estado de penúria que está aí patente e inquestionável.

Ainda em reflexão perguntei qual poder tem os fracos contra o poder dominador e sedutor dos fortes, que seduzem até doutores quanto mais pobres coitados? Como eles mesmos denominam os fracos.

A Democracia é soberana, mesmo que seja pelo pior ou pelo melhor dos piores.

Se a vida permite escolher entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, entre DEUS e o diabo, se a maioria escolhe pelo errado a escolha foi consciente e democrática. Está feito!

Donde concluí: o Povo sabe e quer assim. Se não soubesse e não o aceitasse, correria para acompanhar a prosperidade do País, clamaria por salários dignos; por agricultura sólida; por geração de empregos; por crescimento econômico; por moralidade pública; por cultura; por moradia digna; por oportunidades de estudos para seus filhos, em fim por uma vida sem manipuladores. Se assim não o faz é porque não o quer!


Dai decidi: encerrou a minha missão de querer Andaraí livre, porque não quero ser egoísta em querer Andaraí Livre somente para a minha pessoa. Viva a Democracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário