FALANDO DE FLORES

O POVO BRASILEIRO ACORDOU E JÁ ESTAVA NA HORA. OS TEMPOS MODERNOS NOS PERMITE FAZER REVOLUÇÕES COM IDEIAS E FLORES JAMAIS VIOLÊNCIA.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

SAMAMBAIA CORRUPTA

O BNDES tem a receber de Eike Batista mais de 1,2 bilhões de reais,  emprestados para ser jogado na bolsa de valores, jogo de sorte e azar em negócios. (descaso com dinheiro público). Dilma nomeou 13 ministros com problemas sérios de suspeita de improbidade administrativa (desídia). Tem parceiros e amigos do “mensalão” (incompatibilidade). Sentou com Collor e Sarney numa mesma mesa (amnésia).  Deixou chantagear pelo PMDB (comodismo). Deixou esfacelar saúde, educação e segurança, tríplice base do bem estar social do povo (descaso social). Deixou Falir moralmente as instituições públicas do Brasil (fuga de compromisso). Permitiu e não puniu as grandes falcatruas do PAC, tipo Carlinhos Cachoeira, e a tranposição do Rio São Francisco. (              ) em branco para você enquadrar. Ajuda a procrastinar os direitos adquiridos como: precatórios dos 28,86% e outros: PDV e etc. promovendo uma verdadeira tortura social, em servidores públicos, muitos dos quais já se foram para o outro mundo, de tanto esperar por seus direitos legítimos. 

Não posso dizer mais nada em defesa de Dilma. Até tentei! PARLAMENTARISMO, por ordem alfabética, com: Heloísa Helena, Joaquim Barbosa e Marina Silva. Com certeza é o que de melhor o Brasil tem. Estes estarão fazendo um grande favor em aceitar o triste desafio de moralizar esse rico País. Rico em tudo, menos em moral, pela proliferação alarmante da samambaia corrupta que nasce, fica de vez, e amadurece, no teto arquitetonicamente impróprio do Congresso Nacional. Imagine se samambaia fosse fruta!

Vou contar uma passagem dos meus 16 anos, exatamente em 1969, no auge dos protestos contra a revolução militar, iniciando o estudo secundário no Colégio da Bahia, ou Colégio Central, centro estudantil de resistência. Montamos no Grêmio clandestino nossa Base e de lá saíamos a protestar. Neste dia, coloquei um saquinho de bolas de gude no bolso da calça para jogar contra os cavalos da polícia montada. No corre e corre; bombas de efeito moral para todos os lados; imprensado pelos cavalos meti a mão no bolso e ao pegar o saquinho com bolas de gudes essas escapuliram das minhas mãos e foi bola de gude para todos os lados e cavalos escorregando na mesma proporção de cada gude.

No meio da angústia e prazer, um soldado viu que o autor daquelas quedas cinematográficas toda fui eu. Apontou o fuzil na minha direção, e pensei, vou morrer! Se o soldado apertou o gatilho e a arma falhou, eu nunca saberei, porém ele saiu de lá para cá; numa velocidade fantástica; com a baioneta em posição de sangramento. Ao pressentir a intenção do soldado, sai pela Av. Joana Angélica, em disparada tão grande, que nem mesmo um velocista, de 50 metros rasos me alcançaria, mas o soldado estava treinado para situações de guerra.

Com a baioneta quase me furando, a única alternativa que meu DEUS lógico colocou na minha frente foi um DKW, carro da época, baixo, e, como num passe de mágica, mergulhei; por baixo deste; e sai do outro lado que nem mesmo sei como aconteceu. O soldado ficou tão atônito com aquele movimento rápido e preciso que ficou parado, assistindo meu desparecimento, ainda correndo, até que, todo ensanguentado, fui acolhido por um funcionário de uma farmácia que me fez curativo do dedão do pé até a ponta do nariz, literalmente. Eu não me reconheci no espelho, mas me reconheci numa luta justa junto com meu Povo.

Aquela baioneta perfurando a minha alma jovem em busca de um ideal legitimo jamais me fez esquecer que ser íntegro e lutar por causas justas mesmo diante de sofrimentos e espinhos é mais digno do que ser covarde e refestelar-se com os corvos. Abraçado à integridade moral, os sonos são profundos e os sonhos leves. Abraçados à covardia, você dormirá sempre mal acompanhado e não sonhará, serão eternos pesadelos.

Hoje aos 60 anos, ao acordar eu me pergunto: Se você não abdicou aos seus ideais pela possibilidade de ser tocado por uma baioneta injusta, imagine o que você não idealizaria se tivesse sido efetivamente torturado? Quanto custa abdicar de um ideal que é a sua essência? Felizmente, trocarei de envoltório corporal e espero jamais saber responder a essa indagação!


Esta é uma homenagem a Homens como: Waldir Pires; Virgildásio de Senna; Jorge Hage; Fernando Santana; Miguel Arraes; e poucos outros que preferiram o anonimato a curvarem-se ao poder pelo poder em que nada se diferencia de todos os poderes exercidos sem ideal e sem dignidade. Para esses Homens a maior tortura das suas vidas seria um dia ter que  sentir vergonha de si próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário